Você sabia que bacalhau não é uma espécie de peixe?! 🐟
O bacalhau costumava ser usado para alimentação em longas travessias dos vikings pelos oceanos, e acabou sendo difundido na cultura portuguesa, que o trouxe ao Brasil. Atualmente o alimento é típico de datas comemorativas, como Páscoa e Natal.
Mas você sabia que bacalhau não é o nome de um peixe?! Na verdade, bacalhau é um nome que pode ser usado somente para peixes da espécie Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac, que passam pelo processo de salga e secagem. Outros peixes, como Saithe, Ling e Zarbo também são vendidos salgados e secos no Brasil, mas não podem ser chamados de bacalhau.
Além de poder ser de diferentes espécies, eles também podem possuir diferentes tipos de cura (processo de secagem). Algumas delas são a de meia cura, com mais umidade, salgado semi-seco, salgado seco e salgado seco de cura amarela, que é o menos úmido e menos salgado de todos.
O bacalhau possui ótimas concentrações de ômega 3, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias, além de outros benefícios!
DICAS DE PREPARO DE BACALHAU:
1. Não cozinhe o bacalhau na água borbulhando (isso resseca o peixe);
2. A maneira mais fácil para remover a pele é com ele ainda seco e salgado;
3. Reserve o caldo gerado no cozimento para adicionar sabor em outras receitas.
DICAS DE ACOMPANHAMENTOS:
E aí, gostou desse post? Mais conteúdos de técnica dietética e habilidades culinárias você encontra no nosso Instagram: @cozinhandocomcienciaufsc 💖
REFERÊNCIAS:
– ABRAS. Cartilha Orientativa, Comercialização do Pescado Salgado e Pescado Salgado Seco. Apoio:
ANVISA, Ministério da saúde, Mapa. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/ centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/ manuais-guias-e-orientacoes/cartilha-orientativa-comercializacao-de-pescado-salgado-e-pescado-salgado-seco.pdf/view. Acesso em 31 de março de 2023.
– FALCONE, S. DE P. l; Tecnologia em Gastronomia: Uma Revisão Bibliográfica sobre a História e Uti…