FARINHA DE MAÇÃ: vale a pena entrar nessa nova moda?

11/08/2023 11:09
A farinha de maçã é conhecida pela indústria como um subproduto, pois é produzida a partir do bagaço da fruta 🍎. 

O bagaço de maçã é o resíduo que resta após a extração do suco, por exemplo, representando cerca de 25% da fruta. Esse bagaço passa por uma secagem e posteriormente é triturado e armazenado, tendo como resultado a farinha de maçã.

Essa farinha é uma solução promissora para a indústria de maçã, pois permite aproveitar uma grande quantidade de resíduos que, de outra forma, seriam descartados, potencialmente causando problemas ambientais.
E para a saúde, é vantajoso❓

Muito tem se falado sobre a farinha de maçã e seus supostos benefícios, entre eles:

  • Aumento da disposição e energia;
  • Melhora do funcionamento do intestino;
  • Aumento da saciedade;
  • Prevenção de doenças;
  • Fortalecimento do sistema imune;
  • Prevenção do câncer.

Vamos ver o que a ciência diz sobre isso?! ⬇️

A farinha de maçã é uma excelente fonte de nutrientes e compostos bioativos. Em sua composição encontramos fibras solúveis, compostos fenólicos (responsáveis pela atividade antioxidante), além de vitaminas e minerais como: Ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

A pectina é a principal fibra solúvel presente na composição da farinha de maçã. Ela participa do processamento de gorduras em etapas de redução do colesterol total, na redução dos riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, e podem ser classificados em um grupo de compostos benéficos para a saúde geral.

Além disso, é possível substituir parte da farinha de trigo por farinha de maçã em preparações como: pães, bolos, biscoitos e muffins.

Estudos mostram que a substituição resultou em: maior quantidade de compostos fenólicos e efeito antioxidante, aumento do teor de fibras e redução do índice glicêmico.

A farinha de maçã também contribuiu para uma consistência mais macia e coloração mais escura, comparado às preparações tradicionais feitas com farinha de trigo.

Vale a pena comprar? 🤔

Atualmente a farinha de maçã é encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados e 100g do produto custam, em média, entre R$5 e R$7.

pelo valor e pelos benefícios, a farinha de maçã é uma alternativa viável para aumentar o valor nutricional das preparações culinárias.

Mas atenção❗Não há comprovação científica de que a farinha de maçã aumente disposição e energia!
Não encontramos estudos que comprovem esse efeito. Por isso, se você busca aumento da disposição e energia, opte por outras alternativas: alimentação equilibrada, exercício físico e um sono reparador são ótimos aliados.

 

Gostou desse post? Nos siga no Instagram para ver mais conteúdos como esse: @cozinhandocomcienciaufsc ❤️

REFERÊNCIAS:

ANTONIC, Bojan; JANCIKOVA, Simona; DORDEVIC, Dani; TREMLOVA, Bohuslava. Apple pomace as food fortification ingredient: a systematic review and meta⠰analysis. Journal Of Food Science, [S.L.], v. 85, n. 10, p. 2977-2985, 23 set. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/1750-3841.15449.

GORJANOVIĆ, Stanislava et al. Evaluation of apple pomace flour obtained industrially by dehydration as a source of biomolecules with antioxidant, antidiabetic and antiobesity effects. Antioxidants, v. 9, n. 5, p. 413, 2020.

SANTOS, Véronique Sophie Neves. Valorização tecnológica de subprodutos de maçã minimamente processada: preparação e avaliação da funcionalidade de farinha de maçã na substituição de farinha de trigo em bolos tipo “queque”. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Politecnico de Leiria (Portugal).