Todas as frutas amadurecem depois de colhidas? 🍌🍊
AS FRUTAS PODEM TER CLASSIFICAÇÕES DIFERENTES DE ACORDO COM O AMADURECIMENTO:
CLIMATÉRICAS: Depois de colhidas, apresentam um período em que ocorre uma elevação na taxa respiratória, e uma produção de um gás, chamado etileno. Por causa disso, conseguem amadurecer transformando, por exemplo, o sabor adstringente da banana verde (sensação de “amarrar” a boca) em doce.
NÃO CLIMATÉRICAS: Encontram-se no estágio de amadurecimento ótimo para consumo na época da colheita. Depois de colhidas, vão reduzindo sua taxa respiratória e não possuem a capacidade de amadurecer.
Portanto, se as frutas não climatéricas forem colhidas antes do tempo, continuarão azedas e sem sabor. Já as frutas climatéricas podem ser colhidas e entregues imaturas, devido à necessidade de aguentarem o transporte, mantendo assim uma boa qualidade.
Veja alguns exemplos de frutas:
– Climatéricas: Banana, abacate, maracujá, manga, goiaba, maçã… 🍌🍎
– Não climatéricas: Limão, morango, tangerina, melancia, laranja, abacaxi… 🍓🍊
ENTÃO… COMO FACILITAR OU RETARDAR O AMADURECIMENTO DAS FRUTAS CLIMATÉRICAS?
Quanto maior for a produção de etileno e a respiração, mais rápido será o amadurecimento do fruto. Para facilitar esse processo, as frutas podem ser abafadas. Já para retardar o amadurecimento, podemos colocá-las na geladeira (com exceção da banana, que fica com a casca escura).
Interessante, né?!
Para ver mais conteúdos como este, siga a nossa página no Instagram: @cozinhandocomcienciaufsc ❤️
REFERÊNCIAS:
– PREFEITURA DE SÃO PAULO. INFORMATIVO TÉCNICO SME/DAE n° 01 JANEIRO/ 2015. Disponível em: educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/IT-01.2015-Amadurecimento-de-frutas.pdf
– ANESE, Rogério de Oliveira; FRONZA, Diniz. Fisiologia Pós-Colheita em Fruticultura. Colégio Politécnico da Ufsm, 2015. Disponível em: ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/11/16_fisiologia_pos_colheita.pdf